Primeira Defesa de Tese de Doutorado em Regime de Cotutela – Roberta Karoline Morais Ferreira

08/12/2022 08:19

No dia 05/12/2022, foi realizada a primeira defesa de Doutorado em regime de cotutela do PósENQ em parceria com a Universidade de Limoges (França).

Neste dia, a pesquisadora Roberta Karoline Morais Ferreira, orientada pelo Prof. Dr. Ricardo Antonio Francisco Machado (UFSC) e pelo Prof. Dr. Samuel Bernard (Universidade de Limoges), defendeu sua Tese de Doutorado intitulada “Design of Polymer-Derived Ceramic (Nano)Composites as Catalysts

A partir desta parceria, “a modificação química de um poli (vinilmetil-co-metil) silazano com complexos de acetatos, acetilacetonatos e cloretos de metais de transição, foi realizada pela rota cerâmica derivada de polímero (PDC), seguida de pirólise em diferentes temperaturas sob a mesma atmosfera para uma investigação aprofundada da formação cerâmica. Os materiais obtidos foram caracterizados quanto à estabilidade térmica, evolução da composição elementar/fase e comportamento de cristalização. Os resultados mostram que a relação molar Si:Metal, bem como as condições de tratamento térmico, têm forte influência na estrutura final do material. Cerâmicas de SiCN exibindo vários teores de metal foram obtidas independentemente do precursor de metal escolhido. Este trabalho destaca a formação in situ em baixa temperatura, de nanocristalitos de níquel embutidos em uma matriz cerâmica SiCN(O) amorfa, por meio do controle cuidadoso da química por trás do design de materiais. A pirólise do polímero pré-cerâmico modificado com Ni obtido na razão molar Si:Metal de 2,5, à 500 °C sob atmosfera de argônio revelou uma dispersão homogênea de nanocristalitos de níquel na matriz de SiCN(O). Este material recém-sintetizado realizou desempenhos eletrocatalíticos excelentes para redução de oxigênio na eletrólise de água em meio alcalino. Este inovador pré-catalisador provou ser um candidato promissor para futuras tecnologias de energia renovável.”

Nossos Parabéns a Nova Doutora e aos orientadores da pesquisa!