Nossa História

O LCP – Laboratório de Controle e Processos de Polimerização

O LCP surgiu como uma necessidade natural para atender, inicialmente, a formação dos alunos de graduação dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química. Atualmente o LCP atende alunos de diversos programas de graduação e pós-graduação da UFSC em função de seu caráter multidisciplinar.

Nossa história:

O Laboratório de Controle de Processos e Polimerização (LCP) foi fundado em 1987, no então Departamento de Engenharia Química (ENQ), atual Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) por iniciativa do  Prof. Dr. Ariovaldo Bolzan em função de seus trabalhos de doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química – PEQ da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 1996, o Prof. Dr. Ricardo Antonio F. Machado, na época doutorando do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ, ingressa na UFSC como o professor do quadro permanente. Em 1997 o Prof. Nestor Roqueiro, então professor do Departamento de Engenharia Química da Escola de Química da UFRJ, solicita transferência para a UFSC, a qual é concedida no mesmo ano. Ambos passam a atuar junto ao LCP até desligamento do Prof. Nestor do departamento em 2003. Ao passar dos anos os Professores Dr. Pedro Henrique Hermes de Araújo (2003), Dr.ª Claudia Sayer (2004), Dr.ª Cristiane da Costa (2014), Dr.ª Cíntia Marangoni (2019) e Dr. Luiz Fernando Belchior Ribeiro (2019) passaram a ingressar o quadro permanente de professores do LCP. Hoje o laboratório conta, além de seus cinco professores do quadro permanente, com cinco professores associados (Dr. Dachamir Hotza, Dr.ª Débora de Oliveira, Dr. Márcio Fridel, Drª Rita de Cassia Salles C. Valle, Dr. José Alexandre Valle e Dr. Marintho Bastos Quadri). Além disso, nossa equipe é composta por 6 pesquisadores de pós-doutorado, 30 doutorandos, 17 mestrandos e 18 alunos de iniciação científica.

Desde sua fundação, até atualmente, com um maior número de professores pesquisadores do quadro permanente da UFSC, o LCP vem colaborando e participando do desenvolvimento científico e tecnológico em diversas áreas do conhecimento. Para tal, além de desenvolver pesquisas em nosso departamento, nosso laboratório possui uma gama de convênios com os demais departamentos da própria Universidade e parcerias internacionais com grupos de pesquisa da Alemanha, França, Estados Unidos, Espanha e Irlanda, visando intercâmbio de conhecimento bilateral.

A Supervisão do Laboratório é de responsabilidade do Prof. Dr. Ricardo, que conta com a colaboração do Prof. Dr. Ariovaldo para condução de suas atividades.

Ao longo dos anos nosso Laboratório sempre prezou pela qualidade da pesquisa, bem como a importância dela. Por isso, desde o ano 2000 foram submetidos 18 pedidos de patente dos professores, em trabalho conjunto com os alunos, além da publicação de mais de 300 artigos em revistas indexadas e 400 participações em congressos da área de interesse.

Nosso símbolo:

O logotipo que representa o LCP traduz o sólido conhecimento fenomenológico, valorizando tanto a visão macroscópica, tão ligada ao aumento de escala e ao processo produtivo industrial, quanto à microscópica, que simboliza não somente a produção de nanopartículas poliméricas, mas às inúmeras técnicas adotadas e aprimoradas pelo laboratório ao longo desses anos de atuação para a produção e a aplicação de polímeros, cujo conhecimento foi expandido em conjunto aos pesquisadores que fizeram parte dessa história, fazendo deles profissionais habilitados a atuar em diversas áreas com grande competência, desenvoltura e seriedade.

Objetivos:

Os objetivos do LCP foram definidos em conjunto com o seu grupo de colaboradores e instituições parceiras e pode ser definido como:

“Gerar um competência e uma base de conhecimento no desenvolvimento, otimização, implantação e controle de processos com o propósito de desenvolver soluções e inovações tecnológicas (produtos e serviços) que representem vantagens competitivas para nossos parceiros e, ao mesmo tempo, formar alunos de graduação e pós-graduação altamente qualificados para o mercado de trabalho e instituições de ensino e pesquisa.”