Estrutura

Estrutura:

Em função de sua atividade multidisciplinar o LCP foi dividido em diversas áreas de pesquisa, ocupando hoje quatro áreas distintas dentro do Departamento. Estas divisões são:

Área de trabalho I: Divisão química e de processos de polimerização; divisão de processos piloto e de produtos acabados; divisão de engenharia de software, tratamento de sinais, aquisição de dados e controle; divisão de soluções e produtos para a indústria de petróleo e gás natural; divisão de processos de extração e fracionamento em meio supercrítico. Nesta área estão presentes: Laboratório químico completo, área de reatores, sala de análises, planta piloto (contendo os principais processos e equipamentos de uma planta de processos químicos, todos operando com sistemas de supervisão e controle de processos), unidade de extração e fracionamento em meio supercrítico (com unidade própria de supervisão e controle de processos operando on-line), estação de trabalho (30 unidades), casa de bombas, central de ar comprimido e de geração de vapor, sala do café.

Área de trabalho II: Divisão química de estudo, pesquisa e desenvolvimento de projetos vinculados com a iniciativa privada; divisão de engenharia de software, tratamento de sinais, aquisição de dados e controle; divisão de soluções e produtos para a indústria de petróleo e gás natural. Nesta área estão presentes: Laboratório químico completo, sala de reuniões (comportando até 15 pessoas e estrutura para vídeo conferência) e estações de trabalho (8 unidades).

Área de trabalho III e IV: divisão de processos de polimerização que exigem atmosfera inverte, como polímeros com precursores cerâmicos. Nestas áreas estão presentes: Laboratório químico completo, GloveBox, linha de vácuo e estações de trabalho (7 unidades).