Defesa de Tese de Doutorado – Suellen Battiston
No dia 07/05/2024, a pesquisadora Suellen Battiston realizou a defesa de sua tese de doutorado, intitulada “Produção de Biogás: dessulfurização por microaeração e purificação com hidrogênio exógeno por eletrólise da água”, sob a orientação dos professores Dr. Ricardo Antonio Francisco Machado, Dr. Fabricio Luiz Faita e Dr. Odorico Konrad.
A seguir, apresentamos o resumo desta pesquisa.
“A produção de energia atualmente, em sua maior parte, advém de combustíveis fósseis, a utilização de fontes não renovavéis, além de serem limitadas, implicam na liberação de toneladas de gás carbônico, que está diretamente relacionado com o efeito estufa. Nesse conxtexto, a geração de biogás surge como uma alternativa de energia limpa e uma das ferramentas mais discutida nos últimos anos para emissões negativas de carbono. A utilização do biogás é bastante versátil e novas alternativas para aproveitamento do biogás precisam ser exploradas estrategicamente para consolidar o seu potencial e significado de geração de energia.
Nessa linha, o biometano, maior constituinte do biogás, pode se tornar um fornecedor e transportador de hidrogênio. Entretanto, as impurezas no biogás são um problema significativo afetando seu desempenho, sendo as duas principais impurezas o dióxido de carbono e o sulfeto de hidrogênio. Assim, a purificação do biogás com hidrogênio exógeno é promissora numa perspectiva de longo prazo, aumentando o teor de metano do biogás por meio da conversão do gás carbônico. Além disso, o hidrogênio utilizado seria uma forma de armazenar e transportar a energia excedente proveniente de usinas intermitentes.
Dessa forma, o presente estudo trabalhou com a purificação do biogás, avaliando desde o processo de dessulfurização por microaeração em plantas reais até o aumento do teor de biometano por meio da adição de hidrogênio exógeno. Com pequenas quantidades de ar ambiente adicionados aos biorreatores com capacidade volumétrica de 4000 m3 cada foi possível obter uma eficiência de 99,5% de remoção do sulfeto de hidrogênio, sem redução significativa do teor final de metano. A adição de hidrogênio exógeno, avaliada em escala laboratorial, também contribuiu com a purificação do biogás, aumentando o teor de metano em torno de 11% a 16% nos reatores que receberam hidrogênio. Para o fornecimento do hidrogênio aos biorreatores, avaliou-se o potencial das células fotoeletroquímicas, as quais vêm ganhando espaço na medida em que estudos são conduzidos para aumentar a eficiência da conversão.
Para tanto, nesse estudo sintetizou-se os materiais ferroelétricos KNbO3 e KBNNO com diferentes teores de dopagem, com objetivo de investigar as propriedades do grupo perovskita e avaliar a contribuição desses nas estruturas híbridas para formação de fotocatodos. Assim, em termos de desenvolvimento tecnológico esse trabalho contribuiu no campo das energias limpas, em especial o hidrogênio e o biogás, como alternativas para a transição energética.”
Parabéns à pesquisadora Suellen Battiston pela bem-sucedida defesa de sua tese de doutorado!
Um reconhecimento especial também à equipe de orientação, pelo apoio e orientação dedicados ao longo deste processo.