Defesa de Tese de Doutorado – Thayli Ramires Araujo

13/12/2022 13:50

No dia 09/12/2022 a pesquisadora Thayli Ramires Araujo defendeu sua Tese de Doutorado intitulada “Síntese enzimática de espumas lignopoliuretanas estruturadas de alta densidade a partir de materiais renováveis”.

“A lignina é um biopolímero de cadeia ramificada, composta por álcoois fenilpropanóides, grupos funcionais como carbonilas, carboxilas, hidroxilas, entre outros. Ela é um subproduto gerado em grande pela indústria de papel e celulose, portanto, não é encontrada de forma isolada na natureza. Uma das alternativas pautadas à valorização da lignina é a produção de espumas rígidas poliuretanas, em razão das suas propriedades no potencial de substituição de recursos não renováveis no preparo de poliuretanas e melhoramento na qualidade final do produto. No entanto, o conceito de sustentabilidade aborda não só o uso de recursos renováveis, mas também o processamento do produto, a finalidade e biodegradação.

Neste estudo, foi proposta a utilização de recursos renováveis de primeira e segunda geração, uma reação de transesterificação catalisada por enzimas, utilizando óleo de mamona, glicerina e lignina, para fins de produção de lignopoliol e posteriormente o desenvolvimento de espumas rígidas poliuretanas. A capacidade catalítica das enzimas na presença de lignina foi avaliada pela caracterização dos biopolióis e investigada a influência do teor de lignina (0, 5, 10 e 15 % em massa) nas propriedades das espumas. Os polióis à base de lignina apresentaram características de fluidos newtonianos, exceto os polióis catalisados pela enzima CalB-livre com 10 % (PC10) e 15 % (PC15) de lignina incorporada, que demonstraram comportamento de fluidos tixotrópicos, os lignopolióis derivados de glicerólise enzimática por N435 apresentaram maior índice de hidroxilas. Foi observado um aumento na densidade aparente das espumas e na resistência mecânica com o aumento do conteúdo de lignina e por microscopia eletrônica de varredura (MEV) foi possível observar células de paredes mais alongadas e mais densas associadas à presença de lignina, além disso, a resistência mecânica atingiu valores superiores a 0,20 MPa. Através deste estudo, foi possível obter espumas rígidas de poliuretano de alta densidade para aplicação industrial e colaborar com um método alternativo para a funcionalização da lignina para aplicação polimérica.”

Nossos Parabéns a Nova Doutora e aos orientadores da pesquisa!