Defesa de Qualificação de Doutorado – Karina Luzia de Andrade
No dia 09 de dezembro a discente do LCP, Karina Luzia Andrade defendeu sua tese de doutorado intitulada “Desenvolvimento de Fibras Eletrofiadas de Borracha Natural Funcionalizadas com Própolis para Aplicações Biomédicas“. Karina cursou seu mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde defendeu a dissertação intitulada “Desenvolvimento e caracterização de membranas de borracha natural associadas à extrato aquoso de própolis de bijuí para tratamento de queimaduras”. Agora, no doutorado, ela continua esse lindo e importante trabalho, em nosso laboratório.
Fotos: Parte de banca avaliadora/Discente Karina no dia da sua apresentação/Análise de microscopia do material no trabalho.
Segundo Karina: “Qualifiquei meu doutorado e tirei um peso das costas! Não, não é apenas isso. É um sentimento de orgulho e satisfação por concluir mais uma etapa e ver que a sua pesquisa é realmente relevante. Na ciência, nos deparamos com muitas incertezas, pois nunca é possível resolver um problema sem que sejam criados outros dez. Com isso, às vezes o sentimento de frustração se torna algo evidente e rotineiro. A vivência na pós-graduação é algo surreal, são inúmeros desafios e superações diários. Além da pressão e dificuldades, precisamos, muitas, vezes, lidar com a estigmatização dos transtornos mentais, onde sentimentos como medo, fraqueza e incompetência surgem para testar a nossa capacidade de superação. Foi apenas mais uma etapa concluída, mas existem outras esperando para serem vencidas, então segue-se o processo. Aproveito a oportunidade para agradecer à banca avaliadora pelas contribuições de altíssima relevância. Ainda, aos meus orientadores, ao meu grupo de pesquisa e aos meus amigos, que diariamente me incentivam a me tornar uma pesquisadora melhor. Posso afirmar, com clareza, que a trajetória não é fácil, mas é extremamente gratificante para quem gosta de viver e fazer Ciência!”
O LCP a parabeniza por mais essa conquista!