Defesa de Dissertação de Mestrado – Micael Kukla Ramos

24/03/2025 11:22

No dia 19/03/2025, o pesquisador Micael Kukla Ramos realizou a defesa de sua dissertação de mestrado, intitulada “Síntese e Caracterização da Poli(N-Acriloíla Ácido Aspártico-Co-Anidrido Maleico) como Inibidor de Precipitação de Carbonato de Cálcio para Aplicações na Indústria Petrolífera”, sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Henrique Hermes de Araújo, Prof.ª Dr.ª Claudia Sayer e Prof.ª Dr.ª Tamara Agner Miguez.

A seguir, apresentamos o resumo desta pesquisa.

“Ao longo das últimas décadas, devido ao aparecimento da recuperação terciária de petróleo ou recuperação avançada de petróleo, junto com o amadurecimento dos poços e a grande representatividade de explorações offshore, existe uma preocupação crescente com a precipitação de sais. A precipitação de sais de cálcio e outros sais da água produzida, especialmente nos casos nos quais há a mistura com a água do mar, pode causar danos aos equipamentos e reduzir a produtividade ao selar poros da formação.

No entanto, os inibidores de precipitação mais comumente utilizados são compostos com fosfatos, conhecidamente tóxicos e danosos à formação e ao meio ambiente. Por essa razão, a indústria petrolífera está voltando a sua atenção a soluções mais amigáveis ao meio ambiente, os inibidores verdes. Por outro lado, muitos inibidores verdes enfrentam algumas limitações que podem comprometer sua aplicação, como baixa eficiência de inibição. Neste contexto, inibidores baseados em anidrido maleico e ácido aspártico têm demonstrado resultados promissores devido à presença de grupos carboxílicos em sua estrutura, que atuam na inibição da precipitação.

Neste trabalho, foi sintetizado e caracterizado um novo copolímero de anidrido maleico e N-acriloíla-ácido aspártico, com o objetivo de avaliar sua eficiência como inibidor de precipitação de carbonato de cálcio.

Os resultados mostraram que tanto o homopolímero de anidrido maleico quanto o copolímero de N-acriloíla-ácido aspártico e anidrido maleico apresentam excelente eficiência inibitória, atingindo até 94% e 100% de inibição, em concentrações de 250 ppm e 325 ppm, respectivamente. Além disso, foi possível observar que a presença desses inibidores na solução interferiu significativamente na morfologia dos cristais precipitados. A caracterização por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios X (DRX) indicou a formação de vaterita e aragonita, polimorfos menos estáveis do carbonato de cálcio, ao invés da calcita, que é a forma mais compacta e aderente. Esses resultados reforçam o potencial dos polímeros desenvolvidos como uma alternativa eficiente e ambientalmente amigável para aplicações na indústria petrolífera.”

Parabéns ao pesquisador Micael Kukla Ramos pela bem-sucedida defesa de sua dissertação de mestrado!