Estudantes de iniciação cientifica do LCP foram premiados por melhores trabalhos apresentados no II Web Encontro Nacional de Engenharia Química

25/07/2022 08:54

Estudantes de iniciação cientifica do Laboratório de Controle e Processos de Polimerização foram premiados por melhores trabalhos apresentados no II Web Encontro Nacional de Engenharia Química, que ocorreu nos dias 18 a 22 julho, de maneira virtual. Foram dois trabalhos completos premiados na área temática “Energia, Petróleo, Gás e Biocombustíveis”.

Um dos trabalhos premiados, no II Web Encontro Nacional de Engenharia Química foi o intitulado “Pirólise da casca do cupuaçu: estudo do comportamento térmico e análise dos produtos voláteis pela técnica simultânea de TGA−FTIR”, desenvolvido pela estudante de Bacharelado em Engenharia Química Samaira Kraus, sob orientação do Dr. José Luiz Francisco Alves, estagiário no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, em nível de pós-doutorado, e coorientação da Professora Cintia Marangoni, do Departamento de Departamento de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos, ambos pesquisadores do LCP. O objetivo do presente estudo foi investigar os produtos voláteis liberados a partir da pirólise da casca de cupuaçu com base em um sistema TGA-FTIR acoplado.

Confira a apresentação do referido trabalho aqui: https://youtu.be/HS_mTvMntqs?t=5387

Também nesta mesma área temática, foi premiado o trabalho intitulado “Avaliação da potencialidade energética e da combustibilidade do resíduo da erva-mate visando sua valorização”, desenvolvido pelo estudante de Bacharelado em Engenharia Química Eduardo Carpes Dib, sob orientação da Professora Cintia Marangoni, do Departamento de Departamento de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos, e coorientação do Dr. José Luiz Francisco Alves, estagiário no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, em nível de pós-doutorado, ambos pesquisadores do LCP. O objetivo do presente estudo foi investigar foi analisar o potencial do resíduo da erva mate, a borra de chimarrão, como biomassa para a produção de bioenergia, avaliando as suas propriedades de energéticas e de combustão.

Confira a apresentação do referido trabalho aqui: https://youtu.be/HS_mTvMntqs?t=6400

Os nossos Parabéns aos ICs e à toda equipe envolvida nos trabalhos!