Defesa de Dissertação de Mestrado – Daniela Borges Gonçalves

18/09/2025 11:56

No dia 08/09/2025, a pesquisadora Daniela Borges Gonçalves realizou a defesa de sua dissertação de mestrado, intitulada “Desenvolvimento e Caracterização de Filmes Bioadesivos de PVA e Fucoidan para Aplicação na Medicina Regenerativa”, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Ana Paula Serafini Immich Boemo, Prof. Dr. Pedro Henrique Hermes de Araújo e da Dr.ª Tamara Agner Miguez.

A seguir, o resumo desta pesquisa.

“O desenvolvimento de materiais bioadesivos capazes de promover a cicatrização de feridas e, ao mesmo tempo, oferecer proteção antimicrobiana, é uma prioridade crescente na área biomédica. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e caracterizar filmes bioadesivos poliméricos à base de álcool polivinílico (PVA) e fucoidan, um polissacarídeo sulfatado extraído de algas marrons, reconhecido por suas propriedades bioativas, incluindo efeitos anti-inflamatórios, cicatrizantes e antimicrobianos. Para isso, foi realizada uma tentativa de modificar o PVA quimicamente com metacrilato de glicidila (GMA) com o intuito de promover sua reticulação e aumentar sua resistência mecânica, resultando em filmes com propriedades ajustáveis.

A caracterização estrutural por FTIR e por RMN mostrou que não foi possível identificar a inserção dos grupos metacrilatos nas cadeias de PVA. Os filmes foram avaliados quanto às propriedades físico-químicas e mecânicas em condições secas e úmidas. Os testes de adesividade, realizados em pele suína, mostraram que os filmes de PVA apresentaram uma melhor adesão em ambiente úmido do que os filmes mais rígidos de PVA-GMA, ressaltando a importância da flexibilidade da matriz para o contato íntimo com o tecido. Os ensaios mecânicos demonstraram que os filmes de PVA-FUC e PVA puro mantiveram desempenho relativamente superior em comparação aos demais sistemas, indicando boa estabilidade mecânica em condições fisiológicas simuladas.

A avaliação da atividade antimicrobiana, por meio do método de difusão em disco, revelou que, apesar dos esforços, não foi possível ver os halos de inibição em torno dos filmes de PVA-FUC contra as bactérias Escherichia coli e Staphylococcus aureus e o fungo Candida albicans. Os ensaios de citotoxicidade (MTS)  do extrato do fucoidan indicaram que ele preservou a viabilidade das células de fibroblasto murino (L929) reforçando seu potencial em aplicações biomédicas direcionadas. No entanto, uma alta concentração de fucoidan no filme (PVA+FUC 90) resultou em citotoxicidade dose-dependente, o que requer um balanceamento da concentração para evitar efeitos citotóxicos.

Os resultados demonstram que os bioadesivos de PVA-FUC representam uma alternativa promissora para o cuidado de feridas pós-cirúrgicas, reunindo adesividade, biocompatibilidade, desempenho estrutural e efeitos terapêuticos multifuncionais em um único dispositivo.”

Parabéns a pesquisadora Daniela Borges Gonçalves pela bem-sucedida defesa de sua dissertação de mestrado!