Defesa de Dissertação de Mestrado – Heloísa de Bortoli Milani

03/04/2025 10:01

No dia 28/03/2025, a pesquisadora Heloísa de Bortoli Milani realizou a defesa de sua dissertação de mestrado, intitulada “Avaliação das Propriedades Mecânicas e no Tempo de Vida de Prateleira de Produtos Cárneos Acondicionados em Embalagens Plásticas Aditivadas com Nanopartículas de Cobre”, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Antonio Francisco Machado e Dr.ª Isaura Zanini Mergen.

A seguir, apresentamos o resumo desta pesquisa.

“A ascensão na área da nanotecnologia tem possibilitado o desenvolvimento de materiais inovadores, com destaque para as embalagens ativas, que buscam aprimorar a conservação dos alimentos. O presente estudo descreve a produção e caracterização de filmes poliméricos incorporando nanopartículas de cobre fornecidas em masterbatch na forma de nanocompósitos, para aplicação em embalagens flexíveis de produtos cárneos. O objetivo foi avaliar o desempenho dos filmes destinados a diferentes tipos de alimentos, sendo eles, pernil resfriado e linguiça calabresa, com ênfase nas propriedades mecânicas, microbiológicas e sensoriais das embalagens.

O trabalho foi dividido em duas partes, primeiramente a produção de embalagens para pernil resfriado utilizando nanopartículas de cobre do fornecedor 1 (FNP1) e a segunda parte com a produção de embalagens para linguiça calabresa usando nanopartículas do fornecedor 2 (FNP2). As propriedades mecânicas avaliadas incluíram espessura, resistência à tração, resistência à perfuração, módulo secante 2%, taxa de permeabilidade ao oxigênio (TPO²) e resistência da selagem a quente (Hot Tack). As propriedades microbiológicas foram analisadas por meio da contagem de microrganismos mesófilos aeróbios e de propriedades sensoriais avaliadas quanto a sua aparência, odor e textura, para avaliação da vida de prateleira dos produtos durante 30 dias.

Os resultados obtidos, apresentados em duas partes, demonstraram desempenhos distintos, sendo que a primeira parte não modificou de forma positiva as propriedades antimicrobianas e mecânicas da embalagem, apresentando problemas na vedação do vácuo, demonstrando uma possível aglomeração das nanopartículas devido à má homogeneização das nanopartículas de cobre na matriz polimérica. Enquanto a segunda parte da pesquisa obteve resultados positivos através da formação de uma rede de interações benéficas entre os componentes cobre/polímero, potencializando a interação com células microbianas e a eficácia antimicrobiana ao reduzir a carga de microrganismos mesófilos em até 69,6%, também melhorando os aspectos sensoriais do produto. A dispersão e a ampla área de superfície do compósito contribuíram para o aprimoramento das propriedades térmicas e de resistência do material, promovendo o efeito de reforço desejado ao fortalecer as propriedades de rigidez, ductilidade, permeabilidade ao oxigênio e resistência dos filmes. Isso indica que as nanopartículas de cobre testadas se mostraram potenciais aditivos antimicrobianos para aplicações futuras no setor alimentício, sugerindo que a área de embalagens ativas deve ser investigada de forma contínua.”

 

Parabéns a pesquisadora Heloísa de Bortoli Milani pela bem-sucedida defesa de sua dissertação de mestrado!