Retorno de Período de Doutorado Sanduíche – Marina de Souza Melchiors
Nossa doutoranda, Marina de Souza Melchiors, voltou recentemente do período de doutorado sanduíche no Instituto Max-Planck.
Sob o tema “Development of nanostructured polymeric systems based on reversible addition-fragmentation chain-transfer (RAFT) polymerization” do Projeto: CNPq/SWE (nº 201470/2019-5), Marina ficou 1 ano e dois meses no Max Planck Institute for Polymer Research, em Mainz, Alemanha, sob supervisão da Dr. Katharina Landfester.
Segue depoimento de nossa Doutoranda:
“A oportunidade de conhecer excelentes profissionais na área, bem como adquirir uma bagagem de novas técnicas de polimerização, foi sem dúvida uma experiência única e enriquecedora. O contato com sofisticados equipamentos e uma excelente infraestrutura foi extremamente decisiva e contribuiu para o sucesso da pesquisa. O grupo de pesquisadores no Max-Planck me apoiou em todos os momentos, oferecendo suporte frente aos diversos desafios que foram surgindo nessa caminhada. A pandemia trouxe muitos obstáculos, mas o grupo enfrentou com excelência. A experiência de um doutorado sanduíche permite ver o mundo com outras perspectivas e abre muitas portas, enriquece e promove um crescimento em todas as áreas, tanto profissional quanto social. Viajar para outro país, vivenciar outro clima, cultura e língua, traz inúmeras reflexões sobre a sociedade que estamos inseridos, o que idealizamos e qual o nosso papel como pessoa dentro de uma comunidade. Mesmo com a realidade que estamos vivendo e com os recursos financeiros escassos, o doutorado sanduíche é algo singular que deve ser planejado e buscado durante o doutoramento. Deixo aqui meu muito obrigada por todos aqueles que fizeram parte dessa inesquecível trajetória.”
Bem-vinda novamente, Marina!
Esperamos que essa parceria com o Instituto Max-Plack permaneça por mais muitos anos!
LCP