Discentes do LCP recebem premiação destaque por seus trabalhos apresentados no III CACENQ
Entre os dias 7 e 11 de abril de 2025 aconteceu o III Congresso Acadêmico da Pós-Graduação em Engenharia Química (III CACENQ), reunindo estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado em minicursos, mesa-redonda, visita técnica e apresentações de trabalhos científicos e tecnológicos. O evento contou com sessões de premiação para os melhores trabalhos de cada categoria, reconhecendo a excelência dos participantes.
Dentre os premiados, destacaram-se Nícolas Urruth, na categoria mestrado, e Victor da Silveira, na categoria de iniciação científica.
No trabalho de Nícolas Urruth, intitulado “Chemical Recycling as a Tool for Polyester’s Continuous Circular Production: A Literature Perspective and Statistical Analysis”, foi abordado o desafio da reciclagem de plásticos, com foco nos poliésteres. Realizando uma ampla análise de literatura e dados de processos como a glicólise do PET e a metanólise do PLA, o pesquisador aplicou métodos estatísticos (ANOVA e correlação) para identificar variáveis críticas que influenciam a eficiência dos processos de reciclagem química. Seu estudo apontou estratégias para tornar o reaproveitamento de plásticos mais eficiente e sustentável.
Já o trabalho de Victor da Silveira, intitulado “Incorporation of PGlPDL Nanoparticles into Electrospun PVA Scaffolds for Tissue Engineering Applications” teve foco no desenvolvimento de scaffolds de PVA eletrofiados contendo nanopartículas de copolímero carregadas com curcumina. Victor demonstrou a formação de fibras homogêneas com alta eficiência de encapsulamento, com potencial aplicação como curativos para feridas, proporcionando liberação controlada de fármacos e favorecendo a regeneração tecidual.
A premiação dos dois pesquisadores no III CACENQ evidencia a qualidade da pesquisa realizada no LCP e o talento de seus pesquisadores em áreas estratégicas para a inovação científica.