Pesquisadora do LCP é premiada na 3ª edição de “25 Mulheres na Ciência”, lançada pela 3M
Apesar dos avanços notáveis nas últimas décadas em relação ao número de mulheres nos cursos universitários de ciência, o número global de mulheres pesquisadoras inscritas na área da ciência ainda é muito pequeno. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), menos de 30% dos pesquisadores em áreas de STEM são mulheres. No caso da América Latina, esse número sobe para 45%, situação que nos dá um respiro e nos permite ver os esforços feitos para tentar reduzir essa lacuna. Mediante este desequilíbrio de gênero, as possibilidades de inovação e de novas perspectivas para enfrentar os desafios atuais e futuros são reduzidas.
Por isso, a 3M lançou, em outubro de 2021, “25 Mulheres na ciência: América Latina“, com o objetivo de reconhecer e promover o papel da mulher na ciência e na inovação, bem como ampliar a voz da ciência na região. A iniciativa buscou identificar as 25 cientistas emergentes que, por suas contribuições, projetos e histórias — com impacto social — têm se destacado na região. Foram recebidas cerca de mil candidaturas, que foram analisadas por um júri avaliador composto por membros de destaque — a nível regional — como acadêmicos, dirigentes e / ou especialistas de indústrias científicas. Após árdua revisão dos projetos, e tendo em conta os critérios de avaliação do problema a resolver, originalidade da ideia, resultados e aplicação; o júri desta iniciativa selecionou as 25 cientistas emergentes na América Latina.
A equipe brasileira reconhecida nesta edição trouxe representantes das cidades de Jaboatão dos Guararapes (PE), Porto Alegre (RS), Pelotas (RS), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE) e Florianópolis (SC). Suas histórias são uma fonte de inspiração para todos e um exemplo fiel de como fazer da ciência um elemento de impacto social positivo.
No dia 11 de fevereiro de 2023, ao celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a 3M anunciou as vencedoras da 3ª edição do “25 Mulheres na Ciência América Latina”.
Dentre as cientistas premiadas, Valéria Vidal de Oliveira, com a pesquisa “Desenvolvimento de tecnologia de purificação do ar”, já patenteada, que promove como efeito colateral a redução drástica ou a eliminação total de sintomas de síndromes respiratórias como gripes, COVID-19, sinusite ou rinossinusite, bronquite e pneumonias, entre outras doenças.
A cientista é Doutoranda em Engenharia Química no PósENQ, orientada pelo professor Dr. Ricardo Antonio Franscisco Machado.
Parabéns à pesquisadora por este relevante trabalho e pela orgulhosa conquista!
Para maiores informações, baixe o E-book “25 Mulheres na Ciência: América Latina – 3a edição“.